domingo, 16 de setembro de 2012

Escaras (úlceras por pressão) - O curativo que resolveu!



Oi Gente!!!

Bom, como alguns sabem, perdi minha mãe recentemente para uma doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida como ELA. Essa doença a deixou acamada, e por conta desse período sugiram as terríveis ESCARAS, ou úlceras por pressão, como é também conhecida.

Confesso que me desesperei quando virei minha mãe de lado no hospital, em sua primeira internação, e vi aquele ferimento sangrando. 

As escaras podem levar a morte, elas podem se tornar tão profundas que podem até deixar o osso aparente. É um mal terrível.

Procurei em farmácias uns curativos da marca 3M que funcionam como segunda pele para o paciente, mas não encontrei em nenhum lugar. Estava disposta a tudo pra fechar aquele ferimento e não permitir que nenhum outro mais aparecesse. 

Logo de imediato me indicaram um óleo chamado Dersani,  a base de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), encontrado no óleo de girassol. Usava o Dersani como dermoprotetor, afim de conter novos surgimentos de feridas.

Nas nas feridas em grau avançado, me incomodava a idéia de jatear apenas um óleo e esperar a cicatrização, eu queria fazer o melhor, o que desse resultado mais rápido, e então resolvi fazer um curativo a base de ALOE VERA e PRÓPOLIS, com os seguintes produtos: Aloe Activator (média R$42,00), Aloe Propolis creme (média R$ 47,00) e Aloe vera Gelly (média R$48,00), todos da marca Forever Living.

Uma unidade de cada produto me rendeu cerca de 2 meses de curativos regulares, pois as escaras, quando curadas num ponto, reaparecia em outros e eu fiz curativo nela até o falecimento. Usamos colchão casca de ovo, cama hospitalar, mas pra quem está acamado, a vigilância tem que ser constante... Se um ponto avermelhar, tem que ficar marcando encima até reverter e não deixar a ferida se abrir.

Como fazia: 

Embebia uma algodão com Aloe Activator, e com ele fazia a limpeza da escara, pressionando o algodão bem úmido sobre o ferimento, esse produto funciona como adstringente / refrescante / hidratante.

Em seguida, encima de uma gaze estéril, eu fazia um curativo com 3 camadas, ali era colocado o Dersani, pra evitar que o curativo aderisse a ferida, ou ao lençol, em seguida o Aloe Gelly e o Aloe Propolis creme. Essa gaze, era colocada sobre a ferida, que em seguida recebia fita Micropore nas laterais, para que o centro da gaze permitisse a respiração do ferimento.

Eu fiquei impressionada com os resultados, virei minha mãe no dia seguinte ao primeiro curativo, e toda a área avermelhada, tornou-se um rosa clarinho, característico de pele cicatrizando... Repetimos isso por uma semana, e a ferida profunda havia ido embora, ficando só a marquinha, mas nem sinal de sangue ou ferimento profundo.

Esse método pode salvar uma vida, funcionou para mim, pois minha mãe podia ter morrido por conta das ESCARAS, e isso eu pude evitar, e evitei... 

Se você tem um amigo ou parente na mesma situação, experimente fazer esse curativo, me escreva se ficou com alguma dúvida sobre como fazê-lo. Eu terei o maior prazer em ajudar.





Escaras que sangravam, ficaram assim nos primeiros dias de curativo.

Avaliação Final

5 estrelas





Nenhum comentário:

Postar um comentário